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Título: TWITTER CORPORATIVO E NOVAS FORMAS DE SOCIAÇÃO
Autor: VIVIANE MAIA DA COSTA
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
ADRIANA ANDRADE BRAGA - Coorientador
Catalogação: 13/DEZ/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56540&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56540&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56540
Resumo:
Este estudo busca investigar como empresa e clientes se apropriam do Twitter para construir uma interação de sociabilidade. A partir de uma abordagem interacional da comunicação e à luz de estudos sociopragmáticos, foram analisadas mensagens iniciadas pela empresa ou pelo cliente, publicadas nas páginas de uma empresa de cosméticos e uma de moda no Twitter. Nosso foco foram os tópicos das mensagens e as estratégias de (im)polidez utilizadas para sustentar ou colocar em risco aquele espaço de convivência. Os resultados da análise sugerem que o microblog é visto pelas empresas como uma ferramenta eficaz para o fortalecimento da marca. A escolha dos tópicos e as estratégias de polidez utilizadas buscam reforçar a identificação do cliente com a empresa, o seu reconhecimento e as marcas de pertencimento ao grupo. No que diz respeito ao cliente, observou-se tanto o uso de estratégias de associação, o que atende às condições de um espaço de convivência agradável, quanto o uso, em menor grau, de estratégias de dissociação, que exploram o caráter público do Twitter para realizar ações tidas como menos polidas ou mais apropriadas a canais como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
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