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Título: NAS TRAMAS DO COTIDIANO: ADULTOS E CRIANÇAS CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: SILVIA NELI FALCAO BARBOSA
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Catalogação: 01/SET/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5394&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5394&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5394
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar as interações estabelecidas entre crianças e adultos no cotidiano de uma escola pública de educação infantil no município do Rio de Janeiro, tendo como base uma metodologia que entende a criança como sujeito da pesquisa. Assim, a compreensão desse cotidiano leva em consideração o ponto de vista da criança, de como a criança se apropria desse espaço, o que ela faz, o que ela diz, entendendo a importância da brincadeira para a criança conhecer o mundo e reconhecer-se no mundo. A análise parte do diálogo com o pensamento de autores identificados com estudos sobre a infância, a criança e a educação infantil (Manoel Sarmento, Manoel Pinto, Sonia Kramer, Lev Vygotsky, Walter Benjamin, entre outros). O primeiro capítulo, fala dos encontros possíveis entre a educação infantil, a infância e a criança. O segundo capítulo apresenta uma descrição das escolhas, acertos e desacertos, nos quais se estruturaram os rumos desta pesquisa. E, o terceiro capítulo, traz uma análise do cotidiano da educação infantil a partir da observação das interações entre crianças e adultos e das crianças com seus pares. Assim, o presente estudo é um convite a olhar a infância a partir do que é específico da criança - seu poder de imaginação, fantasia, criação - entendendo as crianças como produtoras de cultura e que nela são produzidas.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF