Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
Autor: ROGERIO ZAIM DE MELO
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 14/MAI/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52722
Resumo:
O Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF