Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÁLISES PROBABILÍSTICAS DE ESTABILIDADE DE TALUDES DE BARRAGEM
Autor: MARIANA BERNARDO ARAUJO
Colaborador(es): ALBERTO SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - Orientador
Catalogação: 14/DEZ/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35873&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35873&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35873
Resumo:
A avaliação da segurança de projetos de engenharia geotécnica é tradicionalmente abordada de forma determinística, onde as propriedades do material, geometria do problema e forças externas são valores fixos e conhecidos. Sabe-se, porém, que a obtenção de tais parâmetros é sujeita a incertezas e, portanto, é corrente a adoção de fatores de segurança, caracterizados como a razão entre a resistência do material e as solicitações que tendem a instabilizá-lo. Como o fator de segurança é sujeito à variabilidade intrínseca dos parâmetros geotécnicos e erros de amostragem, não deveria ser a única forma de avaliação da segurança. Os métodos probabilísticos têm sido empregados na avaliação do risco quanto à estabilidade de taludes, onde os parâmetros são representados pela função de probabilidade a eles atribuídos quando da investigação geotécnica. Os estudos probabilísticos de estabilidade conduzem a resultados expressos pelo valor de probabilidade de ruptura. O presente trabalho apresenta uma avaliação dos métodos probabilísticos mais utilizados na análise de taludes, com aplicação ao caso da Barragem de Santa Branca.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF