Título: | POR QUE ESSAS MULHERES TÊM TANTOS FILHOS?: UM ESTUDO SOBRE MULHER, MATERNIDADE E POBREZA | |||||||
Autor: |
GABRIELA SALOMAO ALVES PINHO |
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Colaborador(es): |
JUNIA DE VILHENA - Orientador |
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Catalogação: | 12/NOV/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35581&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35581&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35581 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente tese tem como proposta articular alguns desdobramentos da minha atuação profissional com mulheres moradoras de Pedra de Guaratiba, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, com a questão da maternidade num cenário marcado pela pobreza e exclusão. Considerando que os contextos social e cultural definem diferentes hábitos e costumes, a questão que se coloca é dar visibilidade às mulheres a partir das categorias pelas quais são socialmente construídas as identidades femininas e as vivências de maternidade das moradoras das favelas de Pedra de Guaratiba. Buscamos investigá-la a partir do olhar das
próprias mulheres, e de suas significações a respeito dessas experiências. Para analisar a função da maternidade, fez-se necessário problematizarmos temas relacionais, como: migração, tentativas de aborto, violência doméstica, uso de álcool/drogas, vulnerabilidade social, conjugalidades, contraceptivos e planejamento familiar e as interferências sobre novas formas de relacionamentos, reconhecimentos sociais e de atuação em seu cotidiano. Objetiva-se uma reflexão sobre o lugar da maternidade no processo de subjetivação dessas mulheres, tentando uma abordagem menos homogênea da questão e procurando observar como se insere nos projetos de vida, para, como possibilidade futura, servir de embasamento para a gestão de políticas públicas mais efetivas para a categoria trabalhada.
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