Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A CARTOGRAFIA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS PEQUENAS SOB O OLHAR DO DESIGN
Autor: ELIANE JORDY IUNG
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
CRISTINA PORTUGAL - Coorientador
Catalogação: 14/NOV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32003&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32003&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32003
Resumo:
Partindo do tema design e educação, o foco central desse estudo é o espaço escolar, por ser o lugar, para além do espaço familiar, em que as crianças desenvolvem competências e habilidades cognitivas, colhem suas primeiras sensações, impressões e iniciam o processo de grandes transformações físicas, psicológicas e sociais. Embasada em autores como Antônio Fontoura, Sonia Kramer, Maria Apparecida Mamede Neves e Rita Couto, o trabalho assume o desafio de abordar o objeto da investigação tendo campos teóricos estruturados em torno dos conceitos como Design na Educação e Educação Infantil. A investigação considerou as referências conceituais que embasam o recorte teórico de reflexão sobre os espaços escolares, em especial as abordagens de autores como Antônio Viñao Frago, Agustín Escolano, Doris Kowaltowski, Mayumi Lima e Ana Lucia Goulart de Faria. O problema que norteou a presente pesquisa foi o seguinte: Como o Design e a Educação quando aliados podem contribuir com seus respectivos corpos de conhecimento, metodologias e práticas para a criação de um espaço vivo, propício ao desenvolvimento de experiências e aprendizados no âmbito da pré-escola? Guiado por esse problema, foi desenvolvido, na República de São Tomé e Príncipe, África, junto ao trabalho de campo, o projeto de ressignificação e reforma de três escolas piloto - Creche Escola Primeiro de Maio; Jardim de Infância de Monte Café e Jardim de Infância Boa Entrada. Diante das etapas que compuseram o processo de reforma das escolas, o enfoque metodológico do Design em Parceria foi utilizado buscando a validação pelos usuários, ao contribuírem com informações significativas que permitiram a descoberta de soluções apropriadas, gerando um novo valor às configurações e aos ambientes escolares. A ressignificação dos espaços das três escolas não se constituiu apenas em ações relativas aos aspectos físicos do edifício escolar, mas fundamentaram a valorização dos aspectos humanos e pedagógicos, o que tornou os ambientes interativos, estimulantes para o brincar, para a experiência estética. Essa ressignificação também permitiu o estabelecimento de espaços imersivos de percepção e o contato com a natureza. As constatações apontam possibilidades para o desenvolvimento de projetos de escolas com compromisso firmado com a qualidade de vida das crianças e a elaboração de um exemplo de espaço escolar. Ao considerar que escolas são espaços de viver destinados às atividades educacionais no estrito senso, está se afirmando que a aprendizagem escolar não se dá apenas quando as crianças estão dentro de sala de aula. A ressignificação dos espaços escolares se constituiu como experiência piloto, servindo de inspiração para que outras escolas de São Tomé e Príncipe possam também ser contempladas e fornece subsídios para melhorar a qualidade de escolas públicas em contextos semelhantes, dentro da própria África, podendo ser estendida também a escolas de regiões específicas do Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF