Título: | JENNY HOLZER: ENTRE A PALAVRA E A IMAGEM | ||||||||||||
Autor: |
ELISA RODRIGUES MAIA |
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Colaborador(es): |
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador |
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Catalogação: | 26/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30106&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30106&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30106 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo desta dissertação é pensar a relação que se estabelece entre a palavra escrita e a imagem no trabalho da artista visual norte-americana Jenny Holzer. Desde que Holzer espalhou por Manhattan, em 1977, pôsteres anônimos contendo frases polêmicas (truísmos), seu trabalho tornou-se objeto de uma abordagem que tende privilegiar o conteúdo dos escritos em detrimento de sua forma. Esta pesquisa parte do pressuposto de que, embora o texto seja o elemento predominante na trajetória da artista, a forma cuidadosa como ela situa as palavras no espaço, costurando o visual ao discursivo, torna a experiência do espectador diferente da leitura. Na sua obra, as palavras investem-se de materialidade, cor, luz, ritmo e movimento, impondo-se tanto por sua presença quanto por seu conteúdo provocador. Esta estratégia coloca em evidência os intervalos entre palavra e imagem, conteúdo e forma, entendimento e sensibilidade, problematizando a legitimidade destes dualismos e apontando para a produção efeitos estéticos complexos que extrapolam a dimensão dos significados do texto.
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