Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: BIOSSORÇÃO DE CO(II) E NI(II) CONTIDOS EM SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO A CEPA RHODOCOCCUS RUBER
Autor: EDSON BORGES DA SILVA NETO
Colaborador(es): MAURICIO LEONARDO TOREM - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19622&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19622&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19622
Resumo:
A água, recurso natural imprescindível, encontra-se cada vez mais escassa e imprópria para o consumo humano. A biossorção é uma tecnologia que utiliza diversos tipos de biomassas, entre elas microrganismos não patogênicos, como Rhodococcus ruber. O objetivo deste trabalho visa a remoção de Co(II) e Ni(II) presentes em soluções aquosas utilizando R. ruber. Estudos microbiológicos, ensaios de biossorção em batelada foram realizados para testar a eficiência da biomassa nos metais pesados Co(II) e Ni(II) através dos parâmetros: pH, concentração de biomassa e concentração do metal. A cinética da reação foi estudada e as isotermas confeccionadas. Espectrometria no infravermelho potencial zeta e microscopia eletrônica foram técnicas utilizadas para conhecimento dos elementos envolvidos no processo biossortivo. Uma remoção de 44 por cento de Co(II) e 36,6 por cento de Ni(II) da solução foi obtida em pH 6 após 180 minutos de contato em solução contendo 3 g.L(-1) de biomassa e 30 mg.L(-1) de metal. A partir da concentração de biomassa de 3 g.L1, observou-se redução na remoção do metal tanto para Co(II) quanto para Ni(II). A isoterma que melhor se ajustou no estudo em questão foi Freundlich para os dois metais. O modelo de pseudo-segunda ordem foi o mais indicado nos estudos cinéticos realizados para os íons Co(II) e Ni(II). Quando avaliados os melhores parâmetros, não foram incrementados grandes graus de remoção utilizando mais uma ou duas fases de biomassa nova na solução. O tratamento da biomassa com NaOH foi o mais eficiente elevando a remoção para 97 por cento de Co(II) e 89,1 por cento de Ni(II).
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF