Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: NARRATIVA PUBLICITÁRIA E BRASILIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO BRASILEIRO NA PROPAGANDA DA PETROBRAS
Autor: LUCIANA GUILLIOD FAGURY CORREA
Colaborador(es): EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador
Catalogação: 09/FEV/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15149
Resumo:
Petrobras – o próprio nome evidencia a fortíssima identificação da empresa com o Brasil. O trabalho: A representação do brasileiro na propaganda da Petrobras, tem como objetivo investigar qual o discurso que a companhia utiliza para representar o brasileiro ao longo dos mais de 50 anos de história da empresa. O trabalho abrangerá as principais propagandas em mídia impressa da Petrobras Holding e da Distribuidora veiculadas em território nacional entre os anos de 1953 e 2008. Na dissertação, estudaremos os símbolos utilizados pela Petrobras para mostrar que é uma empresa brasileira e como o elemento ser brasileiro foi explorado. Examinaremos a representação do que é ser brasileiro e se este ideal de brasilidade mudou ao longo de diferentes décadas da história do país. Os momentos histórico-políticos da realidade brasileira também serão analisados, para que vejamos que alterações sofreu a publicidade da empresa, que é de economia mista, porém fortemente associada ao Governo Federal. Analisaremos ainda o discurso e a lógica publicitária, no qual as propagandas que iremos analisar estão inseridas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF