Título: | NARRATIVA PUBLICITÁRIA E BRASILIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO BRASILEIRO NA PROPAGANDA DA PETROBRAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA GUILLIOD FAGURY CORREA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 09/FEV/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15149 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Petrobras – o próprio nome evidencia a fortíssima identificação da
empresa com o Brasil. O trabalho: A representação do brasileiro na propaganda
da Petrobras, tem como objetivo investigar qual o discurso que a companhia
utiliza para representar o brasileiro ao longo dos mais de 50 anos de história da
empresa. O trabalho abrangerá as principais propagandas em mídia impressa da
Petrobras Holding e da Distribuidora veiculadas em território nacional entre os
anos de 1953 e 2008. Na dissertação, estudaremos os símbolos utilizados pela
Petrobras para mostrar que é uma empresa brasileira e como o elemento ser
brasileiro foi explorado. Examinaremos a representação do que é ser brasileiro e
se este ideal de brasilidade mudou ao longo de diferentes décadas da história do
país. Os momentos histórico-políticos da realidade brasileira também serão
analisados, para que vejamos que alterações sofreu a publicidade da empresa, que
é de economia mista, porém fortemente associada ao Governo Federal.
Analisaremos ainda o discurso e a lógica publicitária, no qual as propagandas que
iremos analisar estão inseridas.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|