Título: | OS DIREITOS HUMANOS À LUZ DO CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL E DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: AFINAL, O QUE ESTAMOS DEFENDENDO? | |||||||
Autor: |
ANDREA MONTEIRO DALTON |
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Colaborador(es): |
IRENE RIZZINI - Orientador |
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Catalogação: | 31/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12436&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12436&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12436 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo central dessa dissertação é analisar as
concepções dos assistentes sociais acerca dos direitos
humanos a partir dos princípios que os fundamentam
no Código de Ética do Serviço Social e no Estatuto da
Criança e do Adolescente. No intuito de alcançar este
objetivo, realizei uma ampla pesquisa bibliográfica
acerca das categorias de estudo e analisei alguns
documentos normativos da profissão e dos direitos da
criança e do adolescente. Utilizei ainda, como método
de abordagem, a pesquisa qualitativa e a técnica de
entrevista semi-estruturada, orientada por um roteiro
contendo perguntas abertas, direcionadas aos assistentes
sociais, que atuam em instituições na área da criança e do
adolescente no Espírito Santo. O referencial teórico
adotado foi o método crítico-dialético, o que
possibilitou analisar os direitos humanos enquanto um
processo contraditório e de luta entre as classes que
compõem a sociedade. Através do embate entre as
classes, em vários momentos históricos, a classe
trabalhadora avançou no sentido de inserir nas leis os
direitos coletivos; porém, o controle do Estado está nas
mãos dos que precisam expandir o capital. Assim, os
direitos não são materializados em sua plenitude. A partir
deste estudo, indico a necessidade de os profissionais terem
clareza crítica dos fundamentos e funcionalidades da
realidade posta, permitindo, assim, observar de forma mais
nítida a não- efetivação dos direitos das crianças e
dos adolescentes, e ainda avançar, juntamente com a luta
geral dos trabalhadores, na materialização do Código de
Ética em prol de uma sociedade mais justa.
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