Título: | O SABER E O CREDO: OS INTELECTUAIS CATÓLICOS E A DOUTRINA DA ESCOLA NOVA (1924-1940) | |||||||
Autor: |
BERNADETE DE LOURDES STREISKY STANG |
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Colaborador(es): |
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador |
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Catalogação: | 21/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12385&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12385&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12385 | |||||||
Resumo: | ||||||||
No final dos anos de 1920 e na década de 1930, o Brasil
foi
palco de disputas importantes. Não só o campo da política
passou por um processo de reordenamento estrutural como
também a educação se tornou alvo de interesse público e
motivo de debates acalorados. Nossos educadores - o que
para a época equivale dizer os nossos intelectuais das
mais
diversas áreas - tomaram para si a responsabilidade de
conduzir as discussões sobre o moderno, o novo, o
necessário e se posicionaram de acordo com suas
convicções,
para melhor divulgar e defender a sua forma de pensar a
educação e seu papel na sociedade.
Dois grupos se destacaram nesse processo: católicos e
pioneiros. Ambos
acreditavam na educação como um elemento regenerador e de
fundamental
importância para a construção de uma identidade nacional
e
ambos elegeram a
matéria impressa como lugar de debate em defesa de suas
premissas,
fundamentadas pela filosofia da Escola Nova. Os
intelectuais qualificados como
católicos constituíram um grupo complexo e heterogêneo,
unido por ideais em
comum. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo
compreender como
estes intelectuais se apropriaram da nova doutrina
educacional dentro dos moldes
da sua fé e como traduziram nos seus discursos a sua
leitura de mundo e o modelo
de educação que defendiam, percebendo quais foram as
sintonias e nuances entre
os seus membros e como estas aparecem no debate
pedagógico
publicado em suas
Revistas.
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