Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O ATO DE DISCORDÂNCIA EM CONTEXTO ARGUMENTATIVO DO ESPANHOL
Autor: ROBERTA FERNANDES PACHECO
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 21/AGO/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12104&idi=1
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12104&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12104
Resumo:
O presente estudo tem por objeto de análise seqüências de discordância produzidas num contexto de debate televisivo no idioma espanhol, e seu objetivo é verificar como se realiza o ato de discordância em uma situação argumentativa, observando como os aspectos do contexto situacional e cultural são relevantes para os participantes da interação. Seguindo a perspectiva de um modelo interacional, em que a comunicação é vista como uma atividade conjunta, construída pelos participantes em interação, a abordagem teórica se desenvolve no âmbito da Sociolingüística Interacional e nos pressupostos da Análise da Conversa. A metodologia de investigação compreende a análise qualitativa e interpretativa dos dados de fala gravados do programa de debate político da televisão espanhola denominado 59 (cinqüenta e nove segundos). Para a seleção do corpus, levou-se em consideração o recorte da edição em que a presença de discordância se fez mais recorrente. Observou-se que a estrutura argumentativa é composta pelos elementos posição e argumento, enquanto a estrutura da discordância se apresenta como uma contraposição e um contra-argumento. Observou-se também, que as evidências são base de discordância entre os turnos, uma vez que cada participante as utiliza como instrumentos a seu favor na defesa de suas posições. Na realização da discordância, observou-se que os participantes assim como utilizam estratégias para mitigar o ato, também as utilizam para instigar e fazer avançar a discordância. Concluiu-se, portanto, que a discordância é constituinte do contexto argumentativo, envolvendo os participantes numa disputa pelo o conhecedor da informação e, por conseguinte, o que possui a melhor capacidade de convencimento.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RESUMEN, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF