Título: | O ATO DE DISCORDÂNCIA EM CONTEXTO ARGUMENTATIVO DO ESPANHOL | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ROBERTA FERNANDES PACHECO |
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Colaborador(es): |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 21/AGO/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12104&idi=1 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12104&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12104 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente estudo tem por objeto de análise seqüências de
discordância produzidas num contexto de debate televisivo
no idioma espanhol, e seu objetivo é verificar como se
realiza o ato de discordância em uma situação
argumentativa, observando como os aspectos do contexto
situacional e cultural são relevantes para os
participantes da interação. Seguindo a perspectiva
de um modelo interacional, em que a comunicação é vista
como uma atividade conjunta, construída pelos
participantes em interação, a abordagem teórica se
desenvolve no âmbito da Sociolingüística Interacional e
nos pressupostos da Análise da Conversa. A metodologia de
investigação compreende a análise qualitativa e
interpretativa dos dados de fala gravados do programa de
debate político da televisão espanhola denominado 59
(cinqüenta e nove segundos). Para a seleção
do corpus, levou-se em consideração o recorte da edição em
que a presença de discordância se fez mais recorrente.
Observou-se que a estrutura argumentativa é
composta pelos elementos posição e argumento, enquanto a
estrutura da discordância se apresenta como uma
contraposição e um contra-argumento. Observou-se também,
que as evidências são base de discordância entre os
turnos, uma vez que cada participante as utiliza como
instrumentos a seu favor na defesa de suas posições. Na
realização da discordância, observou-se que os
participantes assim como utilizam estratégias para mitigar
o ato, também as utilizam para instigar e fazer avançar a
discordância. Concluiu-se, portanto, que a discordância
é constituinte do contexto argumentativo, envolvendo os
participantes numa disputa pelo o conhecedor da informação
e, por conseguinte, o que possui a melhor capacidade de
convencimento.
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