Título: | ANÁLISE DE INVESTIMENTOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DOWNSTREAM DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA: PROPOSTA DE UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA | |||||||
Autor: |
LUIZA FIORENCIO CABRAL DE ANDRADE |
|||||||
Colaborador(es): |
SILVIO HAMACHER - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 12/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55868&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55868&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55868 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A indústria de petróleo no Brasil ganhou um novo dinamismo com a
recente descoberta de grandes reservas petrolíferas em águas profundas. No
horizonte 2011-2015 são previstos inúmeros investimentos na cadeia produtiva de
petróleo para suportar a dimensão desta nova operação. Diante deste contexto, o
apoio à tomada de decisões de investimento na cadeia logística downstream da
indústria de petróleo ganha particular importância e o uso de um instrumento de
análise que comporte sua complexidade passa a ser fundamental. Dessa forma, a
presente dissertação propõe um modelo de programação linear inteira mista
(PLIM) que foi desenvolvido para permitir a avaliação de diferentes alternativas
de investimento na rede logística existente, sejam elas em expansão das
capacidades de transporte, de movimentação, de atracação ou de estocagem. Estas
funcionalidades do modelo foram avaliadas através de dois estudos de caso que
fazem uso de dados reais da malha logística brasileira de petróleo e derivados. O
primeiro estudo avalia a viabilidade do projeto de ampliação de trechos de um
duto que abastece diversas bases de distribuição e expõe a interdependência no
investimento em cada um deles. Já o segundo avalia as sinergias nos projetos de
ampliação da capacidade de movimentação em um terminal marítimo e de
aumento da capacidade de transporte do duto que liga este a uma base de
distribuição. Em ambos os estudos foi realizada uma análise de sensibilidade do
Valor Presente Líquido do projeto em relação ao seu custo de investimento,
permitindo fundamentar a escolha do decisor.
|
||||||||