O transporte é geralmente o elemento mais importante nos
custos logÃsticos,
para a maioria das empresas. A movimentação de fretes
absorve, segundo Ballou
(1993), entre um e dois terços do total de custos
logÃsticos. Dentro desse
panorama desenvolveu-se este estudo sobre multimodalidade.
O foco está nas
instalações e serviços que compõem o sistema de transporte
multimodal, com
especial destaque para a infra-estrutura portuária, nas
taxas (custos) e no
desempenho dos vários serviços envolvidos. O principal
objetivo do trabalho é
compreender como o processo de privatização das estruturas
de transporte, portos,
ferrovias e rodovias, viabilizou a evolução da
Multimodalidade como alternativa
ao transporte nacional. Um assunto relativamente novo,
ainda pouco explorado
academicamente e com escassas referencias bibliográficas.
Para que se tenha um
entendimento de como o processo de privatização
transformou as estruturas de
transporte, especialmente a atividade portuária
brasileira, viabilizando o transporte
multimodal e obviamente as vantagens dele decorrentes, fez-
se necessária a
abordagem de temas congruentes, como a logÃstica e também
os cenários dos
modos de transporte rodoviário, ferroviário e o marÃtimo
(cabotagem). Nesta fase
também se analisam os modos de transporte e os respectivos
processos de
privatização e cenário atual, de suas estruturas e os
operadores logÃsticos,
assuntos que contribuem para um melhor entendimento das
questões relativas ao
Operador de Transporte Multimodal.
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