Devido a uma forte digitalização nos dias atuais, o e-commerce tem se tornado um canal de
venda cada vez mais utilizado e presente no dia a dia dos consumidores, que estão cada vez
mais exigentes e possuem diversas opções na palma da mão. Em um momento em que o
mercado é extremamente competitivo e as opções de e-commerce são inúmeras, é importante
diferenciar-se dos concorrentes e tornar-se referência no mercado em que atua. Com o objetivo
de entender melhor a satisfação dos consumidores sobre plataformas de e-commerce no
mercado de bebidas e como o mesmo impacta a indústria, foi realizado um estudo de caso do
aplicativo de delivery da AMBEV, o Zé Delivery. O mesmo conecta quatro elos em apenas uma
jornada, sendo eles os sellers, consumidores, a indústria e os entregadores. Para a estruturação
do presente trabalho, foram realizadas entrevistas com executivos da empresa analisada,
pesquisas na literatura, foi testada a jornada do cliente end to end com três consumidores, além
de realizada uma pesquisa do tipo survey enviada ao público, que obteve mais de 200 respostas.
Foi possÃvel concluir que a empresa destaca-se com sua proposta de valor focada em ocasiões
de consumo, velocidade na entrega e o bom preço dos produtos. Como em qualquer
organização, foram identificados pontos de melhorias para atender as demandas latentes do
consumidor.
|