As mudanças climáticas são causadas, entre alguns fatores, pelo aumento da
emissão de gases de efeito estufa que acaba afetando o cobertor em torno da Terra.
Conforme registrado pela Organização das Nações Unidas, a Terra está cerca de 1,1 °C
mais quente do que no final do século XIX que resulta em alterações das condições
padrões do tempo e natureza.
Este problema tem alertado e incentivado a população na busca de opções que
permitam reduzir e mitigar os efeitos anteriores para evitar problemas maiores para
nosso planeta. Assim, uma opção no setor de mobilidade é o uso de veÃculos elétricos
que requer aplicações de métodos de otimização para a implementação com resultados
satisfatórios dentro das indústrias.
Este estudo tem como objetivo avaliar uma abordagem de simheuristic para o
problema de Roteamento de VeÃculos Elétricos com Arcos Capacitados incluindo
tempos de viagens dependentes dos tempos e taxa de consumo de energia dependentes
da velocidade, proposto em Llagas, J. (2022), com o objetivo de adicionar incertezas
nos variáveis de tempo de viagem e consumo de energia da bateria que podem ser
afetados por fatores externos não controláveis durante o planejamento. Para esta
abordagem utiliza-se uma meta-heurÃstica ILS e simulação de Monte Carlo.
Os resultados sugerem que a metodologia proposta permite avaliar as
abordagens determinÃsticas e estocásticas do problema para determinar melhores
tomadas de decisões levando em conta a robustez que pode-se obter quando as variáveis
sofrem variabilidades.
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