O presente trabalho realiza análises abrangendo os principais processos operacionais, os
recursos disponÃveis para a realização das atividades, o layout do local, a demanda por serviços
e a capacidade de atendimento das equipes de saúde, bem como as condições ambientais e de
trabalho para o atendimento dos pacientes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Uma UBS
é uma unidade de Atenção Primária à Saúde, sendo a principal porta de entrada ao Sistema
Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, este trabalho de pesquisa tem o objetivo de responder
à pergunta: “Como é possÃvel melhorar o atendimento das UBS?†O objeto de estudo é uma
Unidade Básica de Saúde localizada no municÃpio do Rio de Janeiro, para a qual são propostas
sugestões de melhorias que possam impactar positivamente o atendimento da população. Os
principais aspectos de melhorias identificados relacionam-se com a disposição dos
consultórios e salas de procedimentos, com a distribuição da carga de trabalho das equipes,
com o processo de triagem de pacientes e com a acessibilidade da UBS. Para a proposição de
sugestões de melhorias, foram analisados alguns dos principais processos usando a
metodologia do Business Process Management Notation (BPMN) e para estudo de layout foi
aplicado o método Systematic Layout Planning (SLP).
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