A terceirização é uma prática cada vez mais comum nas organizações, não só
como uma decisão econômica, mas também estratégica. Este trabalho de conclusão
de curso tem como objetivo principal apresentar e analisar as vantagens competitivas
e os impactos que a terceirização traz para a indústria da moda. Para isso, são
utilizadas as perspectivas da Teoria dos Custos de Transação, Teoria da Agência e
Teoria dos Recursos. Para analisar as vantagens competitivas e impactos da
terceirização na indústria da moda, é realizado um estudo de caso em uma empresa
de moda praia localizada no Rio de Janeiro. O estudo investiga como a terceirização
de determinadas atividades influencia a eficiência operacional, a qualidade do produto
e a flexibilidade da empresa. Além disso, é analisada a relação entre os fornecedores
e clientes. Espera-se que este trabalho forneça uma compreensão aprofundada das
vantagens competitivas proporcionadas pela terceirização na indústria da moda, bem
como uma análise dos impactos positivos e negativos associados a essa prática. A
partir das entrevistas realizadas com o terceirizado e o terceirizador e da análise do
estudo de caso, foi possÃvel concluir que a terceirização é uma decisão estratégica
para as organizações e dessa forma consegue ser usada como vantagem competitiva
na indústria da moda, reduzindo custos, aumentando a flexibilidade da produção e
precificação competitiva. Os resultados do estudo de caso também podem ajudar
outras empresas do setor a tomar decisões informadas sobre terceirização e a
otimizar sua cadeia de suprimentos.
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