Este trabalho avalia a companhia brasileira do setor de ensino superior YDUQS levando
em considerações as mudanças nas dinâmicas deste mercado no paÃs, que é o quarto maior do
mundo e o maior da América Latina, com aproximadamente 9 milhões de alunos matriculados.
O ensino presencial sofreu uma desaceleração devido a fatores como redução do FIES, fatores
macroeconômicos e aumento do ensino digital. Como resultado, o ensino a distância tem
ganhado importância e impulsionado o crescimento do número total de alunos.
Os principais grupos educacionais estão enfrentando desafios no segmento presencial,
afetando sua rentabilidade e perspectivas de crescimento futuro. Isso impacta o valor das
empresas e exige mudanças no posicionamento estratégico em busca de vantagens
competitivas.
O estudo concentra-se na YDUQS, um dos principais grupos de educação no Brasil, e
analisa seu valor com base no mercado de ensino a distância em expansão, bem como nos
desafios enfrentados nas unidades presenciais. São utilizados dois modelos de avaliação, o
Fluxo de Caixa Descontado e o Valuation Relativo.
A estrutura do trabalho envolve uma introdução, referencial teórico, análise setorial,
análise da empresa, modelagem financeira, valor da empresa e considerações finais. O objetivo
é fornecer uma análise abrangente da YDUQS, identificando suas alavancas de valor e os
desafios atuais enfrentados pela empresa.
|