O transporte marÃtimo brasileiro possui uma grande vantagem devido a sua extensa costa
marÃtima navegável. Apesar disto e de emitir menos gases efeito estufa do que os modais
ferroviários e rodoviários, a cabotagem ainda não se destaca com o mais popular do paÃs. Logo, é
necessário estudar e verificar a evolução do desempenho sustentável e operacional desse
transporte. Somado a isso, na literatura ainda não possui uma avaliação da eficiência e
produtividade do transporte marÃtimo brasileiro pelo viés sustentável. O objetivo desta pesquisa é
preencher a lacuna da literatura por meio de uma metodologia proposta avaliando a eficiência e a
produtividade do transporte de cabotagem em uma empresa do Brasil. O estudo empÃrico ilustra
em quatro fases , a aplicação da metodologia de avaliação de desempenho sustentável proposta em
um caso real, que combina modelos de análise envoltória de Dados (DEA, do inglês, Data
Envelopment Analysis), o modelo Directional Distance Function (DDF) e Ãndice Malmquist. Na
primeira fase do estudo, foram definidas as unidades tomadoras de decisão (DMU, do inglês,
Decision Making of Units) como os navios e as variáveis-chave outputs e inputs utilizados, além
de verificar a necessidade do output indesejável de gases de efeito estufa. Na segunda fase, foram
testados modelos clássicos de DEA orientados a outputs a fim de medir a eficiência (BCC (Banker,
Charnes e Cooper) para retornos constantes de escala e CCR (Charnes, Cooper e Rhodes) para
retornos variáveis de escala), além do modelo DDF que mede a ineficiência com aumento de
outputs desejáveis e diminuição de outputs indesejáveis. Na terceira fase, mediu-se o Ãndice de
produtividade dos navios, por meio dos modelos DEA Malmquist e DDF Malmquist. Na quarta
fase foram propostas diretrizes para melhoria de desempenho das embarcações da empresa
estudada. Os resultados indicam que os modelos DEA/DDF/Malmquist evidenciam uma visão
mais detalhada da ecoeficiência, permitindo maiores análises sobre sustentabilidade dos navios.
Além disso, indicaram que os navios próprios da empresa do estudo, apresentam maior
ecoeficiência em relação a suas parceiras, devido a proporcionalidade entre receita e emissões de
gases efeito estufa. Por fim, as contribuições são teóricas e práticas: (i) é a aplicação da
metodologia proposta, utilizando os modelos DEA/DDF/Malmquist, para suprir a lacuna na
literatura sobre a ecoeficiência e a produtividade de uma empresa do setor de transporte marÃtimo
no Brasil; (ii) permite a comparação ao longo dos anos dos navios da empresa do estudo e de suas
parceiras, unificando a ecoeficiência e produtividade por meio de saÃdas desejáveis e indesejáveis.
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