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Título: ANÁLISE COMPARATIVA DO POTENCIAL TÉCNICO E AMBIENTAL DE DIVERSAS ROTAS DA CADEIA DE HIDROGÊNIO NA DESCARBONIZAÇÃO DE SETORES CHAVES DA ECONOMIA BRASILEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCAS RETTORE DE CARVALHO
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
Data da catalogação: 18 11:10:20.000000/07/2023
Tipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=63292@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=63292@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63292

Resumo:
A matriz energética global precisa passar por uma profunda transformação, de um sistema baseado em combustíveis fósseis, para um sistema de baixo carbono eficiente. Dada a importância desta transição, o hidrogênio se apresenta com uma fonte energética renovável e de alta capacidade para possibilitar este futuro verde. Evidencia-se, portanto, a importância do desenvolvimento de estudos que contribuam para a análise e otimização dos processos de produção e formas de uso desta fonte de energia. Assim, este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica exploratória acerca dos pontos fundamentais relativos à produção e uso do hidrogênio e do seu posicionamento no mercado energético atual, focando na avaliação do hidrogênio cinza, marrom, azul e verde. Durante a revisão da literatura, foram levantados dados de emissões em kgCO2eq a partir de avaliações de ciclo de vida com perímetros de avaliação similares e comparáveis. Ao final do trabalho, são realizadas simulações da redução relativa de emissões de gases de efeito estufa nos cenários de produção de energia elétrica e de transporte rodoviário, quando o hidrogênio a partir de diferentes rotas é utilizado como substituto para combustíveis fósseis. Para o cenário nacional de geração elétrica, onde 15% da matriz é ainda produzida a partir de gás natural e carvão, os resultados das simulações indicaram reduções de até 40% da pegada de carbono do Sistema Interligado Nacional, na substituição de ambos por hidrogênio azul. No cenário do transporte rodoviário, foram constatados maiores potenciais de ganhos sendo viabilizados através do hidrogênio verde. Em casos de motores de combustão interna (ICE) com misturas de hidrogênio verde com gás natural e diesel, até aproximadamente 34% e 31% de reduções foram constatadas, respectivamente, e células a combustível com membranas de troca de prótons (PEMFC) com hidrogênio verde puro, reduções de até 70% foram encontradas na comparação com o gás natural. Considerando a falta de competitividade econômica do hidrogênio verde , os resultados de redução do hidrogênio azul de ambos os cenários geram otimismo para a sua utilização como um meio de impulsionar a economia do hidrogênio e já agir agora na descarbonização destes setores. Os casos que utilizam ICE mistura de diesel + hidrogênio azul e ICE mistura de gás natural e hidrogênio azul a partir de gás natural apresentaram reduções de emissões em até 18% e 23% respectivamente. Com carros a PEMFC com hidrogênio azul a partir de gás natural as reduções chegaram a até 48% quando substituem diesel.
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