O presente trabalho tem como tema central a transformação digital e tem como objetivo
geral identificar os impactos da pandemia na gestão estratégica da transformação digital na
indústria de varejo de alimentos. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma revisão de
escopo e um estudo de caso múltiplo, exploratório, com pesquisa de campo, de natureza
qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de consultas a banco de dados, observação
participante e entrevistas semiestruturadas, realizadas em três lojas do ramo de pizzas. A
análise de dados foi realizada através da verificação de conteúdo nos quais os resultados
preliminares apontam que a partir de 2020 ocorreu um aumento de publicações neste tema.
Além disso, foi feita uma análise intra-caso, avaliando cada caso separadamente e, depois uma
análise inter-caso, comparando os casos de acordo com critérios propostos. Esta análise
permitiu compreender, a partir da coleta de dados, que houve impactos tanto positivos, quanto
negativos da pandemia com relação a transformação digital na indústria de varejo de alimentos.
Além disso, ficou claro que, a maioria dos colaboradores da rede, teve a percepção de que a
pandemia impactou as lojas positivamente e as tecnologias digitais disponÃveis nas unidades,
são bastante utilizadas no dia a dia. No cenário da organização estudada, foi recomendado um
framework com o intuito de ser utilizado como guia para empresas deste ramo, com foco em
melhorar as interseções entre pessoas, processos e tecnologias.
|