Este trabalho visa realizar uma análise das estratégias e motivações das empresas ao
realizarem os processos de fusão e aquisição no ramo do varejo, a partir de um estudo de caso
da aquisição do Grupo Hortifruti Natural da Terra pela Americanas S.A. As empresas de
varejo buscam estratégias para suprir as necessidades de seus consumidores a todo tempo, e é
crucial para as companhias estarem presentes na vida de seus clientes. As fusões e aquisições
são importantes instrumentos na estratégia corporativa e são muito adotadas no ramo do
varejo. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo analisar as razões estratégicas para uma
fusão e aquisição, as variáveis determinantes para a decisão de adquirir uma empresa (pré-
aquisição), analisar as variáveis que adicionam valor à aquisição depois que ela foi efetivada
(pós-aquisição), além de analisar como foi implantada a adição de valor na aquisição feita
pela Americanas da rede Hortifruti. As razões estratégicas para a aquisição do Hortifruti
foram aumentar a receita por meio de novas ofertas de produtos, buscar o fortalecimento do
portfólio próprio, adquirir habilidades e tecnologias mais rapidamente e com menor custo do
que poderiam ser construÃdas internamente, escolher os vencedores antecipadamente e ajudá-
los a desenvolver seus negócios. As variáveis que impactam na decisão de participar em um
processo de fusão ou aquisição são a busca por sinergias, a busca pela complementaridade de
recursos, a experiência de outras aquisições e possuir uma equipe que entenda os objetivos do
M&A, o tipo de papel de liderança e o relacionamento que deve ter. As variáveis
determinantes para a geração de valor durante o processo de pós-aquisição são a integração
cultural entre as empresas, integração estrutural distribuÃda em todas as regiões e em todos os
nÃveis, a adesão dos funcionários das empresas envolvidas e a transferência de capacitações.
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