Aumentar Letra Diminuir Letra Normalizar Letra Contraste
Título: ESTRATÉGIA DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO RAMO DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO AMERICANAS S.A E GRUPO HORTIFRUTI NATURAL DA TERRA
Instituição: PONTIFÃCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BERNARDO LIBORIO CORREA MEIRELLES
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Data da catalogação: 11 11:10:20.000000/07/2023
Tipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=63184@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63184

Resumo:
Este trabalho visa realizar uma análise das estratégias e motivações das empresas ao realizarem os processos de fusão e aquisição no ramo do varejo, a partir de um estudo de caso da aquisição do Grupo Hortifruti Natural da Terra pela Americanas S.A. As empresas de varejo buscam estratégias para suprir as necessidades de seus consumidores a todo tempo, e é crucial para as companhias estarem presentes na vida de seus clientes. As fusões e aquisições são importantes instrumentos na estratégia corporativa e são muito adotadas no ramo do varejo. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo analisar as razões estratégicas para uma fusão e aquisição, as variáveis determinantes para a decisão de adquirir uma empresa (pré- aquisição), analisar as variáveis que adicionam valor à aquisição depois que ela foi efetivada (pós-aquisição), além de analisar como foi implantada a adição de valor na aquisição feita pela Americanas da rede Hortifruti. As razões estratégicas para a aquisição do Hortifruti foram aumentar a receita por meio de novas ofertas de produtos, buscar o fortalecimento do portfólio próprio, adquirir habilidades e tecnologias mais rapidamente e com menor custo do que poderiam ser construídas internamente, escolher os vencedores antecipadamente e ajudá- los a desenvolver seus negócios. As variáveis que impactam na decisão de participar em um processo de fusão ou aquisição são a busca por sinergias, a busca pela complementaridade de recursos, a experiência de outras aquisições e possuir uma equipe que entenda os objetivos do M&A, o tipo de papel de liderança e o relacionamento que deve ter. As variáveis determinantes para a geração de valor durante o processo de pós-aquisição são a integração cultural entre as empresas, integração estrutural distribuída em todas as regiões e em todos os níveis, a adesão dos funcionários das empresas envolvidas e a transferência de capacitações.
Descrição: Arquivo:
NA ÃNTEGRA PDF  

<< voltar