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Título: MOTIVAÇÕES E IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS
Instituição: PONTIFÃCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIEL ULHOA OLIVEIRA MIRANDA DE SIQUEIRA
GABRIEL MARCONDES DE MOURA GARCIA
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Data da catalogação: 11 11:10:20.000000/07/2023
Tipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=63183@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63183

Resumo:
A terceirização de atividades não é novidade no mundo dos negócios, estando relacionada à qualidade, competitividade e produtividade das empresas que a adotam. A decisão por se terceirizar pode levar à diminuição de custos diretos e indiretos e à elevação do nível de eficiência da atividade realizada pelo terceiro, gerando processos menos complexos, flexibilidade e redução de custos de transação para a empresa contratante do serviço. Sendo assim, através de teorias clássicas como a Teoria dos Custos de Transação, Teoria da Agência e Teoria dos Recursos, este trabalho tem como objetivo explorar mais profundamente a decisão por trás da terceirização ou integração vertical de alguns processos e atividades relacionados à Duty Cosméticos, empresa do ramo de beleza no Brasil. Os resultados da terceirização mostraram a diminuição drástica de custos e maior flexibilidade na operação. Por fim, a experiência anterior do presidente da companhia com o processo de terceirização e a complementaridade entre as capacidades da empresa e do mercado foram importantes para o sucesso das terceirizações estudadas.
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