A capacidade de resolver problemas complexos de maneira estruturada tem se
destacado como uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho atual e dos
próximos anos. Entretanto, o domÃnio dessas habilidades ainda não é generalizado. Os
profissionais que conhecem e utilizam métodos de problem solving no dia a dia de trabalho
para tomar decisões ainda são uma minoria, mesmo entre executivos. Além do problem solving,
outra ferramenta poderosa utilizada para melhorar a qualidade das decisões tomadas em
empresas é o empoderamento, que consiste em aumentar a autonomia dos funcionários por
meio da delegação de autoridade e fornecimento de ferramentas que os permitam desempenhar
suas novas funções com confiança e competência. Embora a literatura tenha explorado a
relação entre empoderamento e problem solving, sobretudo na área a educação por meio do
Problem-Based Learning, método de ensino orientado à resolução de problemas, faltam
trabalhos que explorem a influência do desenvolvimento de habilidades de problem solving no
processo de empoderamento de equipes em empresas. O objetivo deste trabalho de conclusão
de curso é, portanto, avaliar se é possÃvel determinar quais são as habilidades-chave de problem
solving e investigar a influência do desenvolvimento e uso de habilidades de resolução de
problemas no processo de empoderamento de equipes. Para fundamentá-la, foi realizada a
revisão da literatura de problem solving e empoderamento e aplicada uma pesquisa survey com
681 clientes de uma firma global de treinamento e desenvolvimento especializada em problem
solving. A partir da literatura e da pesquisa quantitativa, foi possÃvel mostrar que problem
solving e empoderamento possuem uma relação de mutualismo, na qual quanto maior o
empoderamento de um indivÃduo, maior sua autoconfiança e maior seu empoderamento, sendo
o contrário igualmente verdade: quanto maior o empoderamento, maior a autoconfiança do
indivÃduo e maior a sua capacidade de resolver problemas. Além disso, foi possÃvel também
reduzir a grande variedade de habilidades de resolução de problemas em seis elementos-chave:
empoderamento, criatividade e inovação, liderança, uso de metodologias, pensamento racional
e ágil e estruturação e análise de problemas.
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