As cadeias de suprimento (CS) estão sendo cada vez mais pressionadas
a implementar iniciativas para tornar o seu desempenho mais sustentável. Como
exemplo, pode-se citar os desafios impostos pela transição energética para o
setor de óleo e gás e suas CS. Orientar a CS em direção a sustentabilidade
requer um esforço coordenado, integrado e colaborativo entre os múltiplos
parceiros. Um fator crucial para evoluir a trajetória de sustentabilidade das CS é
a aprendizagem que ocorre durante a implementação das iniciativas de
sustentabilidade colaborativas. Entretanto, não há evidências suficientes na
literatura sobre como e em que nÃveis o processo de aprendizagem ocorre,
assim como, sobre suas caracterÃsticas e forma de interação entre os parceiros.
O objetivo da tese é aprofundar o entendimento sobre as caracterÃsticas da
dinâmica de aprendizagem e sua influência na trajetória de sustentabilidade nas
CS. A tese utiliza os métodos de revisão sistemática da literatura e estudo de
caso múltiplo. Como resultados principais, apresenta uma tipologia e framework
teórico integrado sobre aprendizagem de sustentabilidade em CS e propõe uma
abordagem baseada em processo para investigação empÃrica do fenômeno. A
pesquisa foi conduzida em três grandes multinacionais internacionais e em suas
CS atuantes no Brasil. Os resultados mostram que a trajetória de
sustentabilidade da CS é cumulativa, recorrente e não-linear, resultante de
sucessivas oportunidades de aprendizado emergentes das iniciativas de
sustentabilidade colaborativas na CS. Valendo-se do raciocÃnio abdutivo, a tese
fornece um primeiro passo na elaboração de teoria de sobre aprendizagem de
sustentabilidade da CS e cunha o conceito de plasticidade da CS.
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