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Título: DINÂMICA DE APRENDIZAGEM E TRAJETÓRIAS DE SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO
Instituição: PONTIFÃCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALLAN MARTINS CORMACK
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
BRUNO DOS SANTOS SILVESTRE - Coorientador
Data da catalogação: 18 11:10:20.000000/10/2022
Tipo: TESE Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/DEI/serieConsulta.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60862

Resumo:
As cadeias de suprimento (CS) estão sendo cada vez mais pressionadas a implementar iniciativas para tornar o seu desempenho mais sustentável. Como exemplo, pode-se citar os desafios impostos pela transição energética para o setor de óleo e gás e suas CS. Orientar a CS em direção a sustentabilidade requer um esforço coordenado, integrado e colaborativo entre os múltiplos parceiros. Um fator crucial para evoluir a trajetória de sustentabilidade das CS é a aprendizagem que ocorre durante a implementação das iniciativas de sustentabilidade colaborativas. Entretanto, não há evidências suficientes na literatura sobre como e em que níveis o processo de aprendizagem ocorre, assim como, sobre suas características e forma de interação entre os parceiros. O objetivo da tese é aprofundar o entendimento sobre as características da dinâmica de aprendizagem e sua influência na trajetória de sustentabilidade nas CS. A tese utiliza os métodos de revisão sistemática da literatura e estudo de caso múltiplo. Como resultados principais, apresenta uma tipologia e framework teórico integrado sobre aprendizagem de sustentabilidade em CS e propõe uma abordagem baseada em processo para investigação empírica do fenômeno. A pesquisa foi conduzida em três grandes multinacionais internacionais e em suas CS atuantes no Brasil. Os resultados mostram que a trajetória de sustentabilidade da CS é cumulativa, recorrente e não-linear, resultante de sucessivas oportunidades de aprendizado emergentes das iniciativas de sustentabilidade colaborativas na CS. Valendo-se do raciocínio abdutivo, a tese fornece um primeiro passo na elaboração de teoria de sobre aprendizagem de sustentabilidade da CS e cunha o conceito de plasticidade da CS.
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