No contexto da indústria de adquirência, uma adquirente é uma empresa
que facilita a comunicação entre um varejista (online ou loja fÃsica) e os bancos
emissores. Para um adquirente, é crucial determinar o potencial transacional de
cada varejista para orientar estratégias adequadas de precificação e gestão de
risco. Neste trabalho, propomos uma estrutura para avaliar adequadamente
o potencial transacional de qualquer varejista usando as transações de seus
pares. A estrutura proposta é baseada na construção de um contrafactual probabilÃstico que usa a regressão não paramétrica do kernel Nadaraya-Watson
para modelar diferentes padrões sazonais, tendências e ciclos de negócios. Propomos uma metodologia integrada de processamento de dados para separar e
validar os dados não afetados por intervenções para construir nosso modelo
contrafactual probabilÃstico não paramétrico. O framework proposto é um poderoso sistema de suporte à decisão para gestão de receitas de uma adquirente,
com aplicações diretas para precificação, detecção de churn e, de forma mais
geral, gerenciamento de receita. Os resultados empÃricos corroboram a eficácia
do método em relação aos benchmarks relevantes.
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