O processo de internacionalização refere-se à iniciativa de uma empresa a
tomar medidas para aumentar sua presença ou capturar maior participação de
mercado fora de seu paÃs de origem. No atual cenário de um mundo cada dia mais
globalizado, ultrapassar as fronteiras é uma oportunidade de aumentar a
competitividade de uma empresa. Diante disso, o presente estudo de caso investiga
a internacionalização de uma empresa da indústria da moda brasileira. O estudo
analisa as razões e motivações que estimularam o processo de internacionalização
e ainda, avalia esse processo de acordo com duas das principais teorias de
internacionalização, o Paradigma Eclético, e a Teoria de Uppsala. A partir das
entrevistas realizadas com profissionais da própria firma, são analisadas as
estratégias de internacionalização da empresa e a estrutura logÃstica implementada
no exterior, além de sugerir possÃveis melhorias. Para fundamentar o presente
estudo, foi realizada uma pesquisa com referências teóricas sobre
internacionalização, logÃstica, canais de venda, terceirização e indústria da moda,
além da análise qualitativa da empresa. As principais motivações para a
internacionalização foram a expansão para novos mercados geográficos, exploração
de vantagem competitiva, eficiência operacional e redução de custos logÃsticos. Os
canais de venda estabelecidos são e-commerce, lojas próprias, omnichannel, e
varejistas parceiros. A empresa conta com a terceirização de diversos operadores
logÃsticos ao longo da cadeia produtiva no exterior.
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