O presente estudo trata de uma análise dos impactos com a implementação da estratégia omnichannel na grande varejista de moda, C&A, em território brasileiro. A introdução de modalidades omnichannel têm se tornado uma prática cada vez mais comum no mundo varejista, impulsionado pelos novos hábitos de consumo e pelo surgimento de novos canais, que torna o mercado cada vez mais competitivo. Por isso, para suprir as necessidades de seus consumidores e garantir a sua própria sobrevivência, é preciso que o varejo ofereça uma experiência de compra integrada. Além da análise do projeto de implementação desse modelo por parte da empresa, é analisando o impacto sobre o faturamento, os impactos logÃsticos e a experiência oferecida ao consumidor da marca. Com objetivo de verificar se houve um resultado satisfatório na implementação da omnicanalidade tendo em vista que o principal ganho relatado na literatura seria a melhoria na experiência de compra e aumento da lealdade do consumidor, é utilizado o método de estudo de caso. Através desse método e obtenção dos resultados, pode-se observar que houve incremento na representatividade da receita online, diminuição do tempo de entrega e melhora na distribuição logÃstica. Temas esses, que são aprofundados na discussão, levando em conta a bibliografia pesquisada. Mesmo com evidentes desafios da adoção da estratégia, após análise e discussão dos dados, é possÃvel perceber que adotar a omnicanalidade foi um diferencia para a empresa. Em especial, devido ao momento pandêmico vivido, destaca-se o sucesso da implementação, a qual pode ser aprimorada através de ações sugeridas ao final do estudo.
|