Esta monografia trata da análise da gestão de uma microempresa brasileira do setor alimentÃcio. São discutidas questões como a modelagem de negócios, gestão financeira, métodos de custeio e planejamento da produção. Primeiramente, é apresentado um referencial teórico, como o levantamento bibliográfico dos temas em questão. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma metodologia elaborada pelo projeto Genesys do Massachusetts Institute of Technologu (MIT). Foi realizada análise da empresa Margot Burger & Hot Dog, do segmento de food service, que produz e vende principalmente hamburgueres e cachorros-quentes, mas também vende bebidas. O principal objetivo deste estudo é auxiliar a microempresa em relação à sua gestão, processos e estratégia através da investigação de seus gargalos, contribuindo para a sua saúde financeira e crescimento. Através do estudo, forma identificados pontos de melhorias em relação a sua é gestão financeira e ao seu planejamento da produção. Por fim, com elaboração de um demonstrativo de resultado do ExercÃcio, de um sistema de controle de estoque e de uma Lista de Materiais que orientem o planejamento da produção e da venda, assim como uma análise da Margem de Contribuição dos produtos, procura-se dar mais suporte na sua gestão e organização para melhoria da qualidade da tomada de decisões.
|