O Brasil é um paÃs relevante no cenário de produção de petróleo e derivados e possui
vasta extensão territorial, com a maior parte das refinarias localizada proximamente ao litoral.
Diante disso, os derivados produzidos, em especial, para este trabalho, gasolina e diesel,
requerem plano logÃstico estruturado. Entre os modais de transporte utilizados para isso, o
rodoviário, que possui maior custo unitário, é a matriz mais empregada, o que impacta os
custos logÃsticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar como os fatores de custos
logÃsticos impactam o preço final da gasolina e do diesel. Para isso, Rio de Janeiro e São
Paulo foram estados selecionados, pois são estados vizinhos e é sabido que possuem preços
diferentes para os combustÃveis em foco. Este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso
exploratório para entender os elementos que compõem o tema. Assim, as principais causas
logÃsticas encontradas são que São Paulo possui vantagem em relação ao Rio de Janeiro na
produção de etanol anidro para a gasolina, enquanto o biodiesel, utilizado no diesel, é, em
maior parte, produzido na Região Sul do Brasil. Este estudo é uma base para trabalhos futuros
que foquem na precificação de combustÃveis lÃquidos avaliando os custos logÃsticos envolvidos, e que possam se expandir regional ou nacionalmente no Brasil.
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