A presente monografia aborda a análise de gestão de uma microempresa brasileira do
setor alimentÃcio. São tratados conceitos como custeio, precificação, compras, e-commerce,
marketing digital e delivery. Tais conteúdos são abordados primeiramente com uma revisão
bibliográfica, a partir do estudo da literatura. O desenvolvimento da pesquisa seguiu a
metodologia elaborada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para o projeto MIT
GeneSys, do qual o presente trabalho participa. A microempresa analisada foi a Jéssica Bastos
Confeitaria, que produz e comercializa doces. O objetivo principal desta monografia é auxiliar
a microempresa em relação à sua gestão, contribuindo para gerar um impacto positivo em seus
resultados. Após a análise dos dados coletados, as principais oportunidades de melhoria
identificadas foram com relação ao aumento dos canais de venda, correta precificação e
oportunidades com relação às compras. As contribuições mais importantes foram a
recomendação de entrada em novos markeÃplaces, redução dos custos com novos fornecedores,
redução do valor de delivery e gestão automatizada dos dados da empresa, o que permitiu maior controle e resultados para a empresa.
|