As atividades de transporte aéreo devem ser fiscalizadas para garantir a adequação dos nÃveis de segurança e procedimentos operacionais, no Brasil essa atividade é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Diversos aeroportos devem ser fiscalizados e em cada um deles uma inspeção
diferente pode ser necessária. Os inspetores estão alocados em centros da ANAC em diferentes estados e é importante que o custo dessa atividade de inspeção seja minimizado, respeitando as regras existentes. Nesse sentido, essa dissertação de mestrado propõe dois modelos matemáticos para alocação de
agentes qualificados para a realização de missões de fiscalização no território brasileiro. O objetivo é a definição de quais colaboradores formarão cada equipe de fiscalização, minimizando o custo de deslocamento dos agentes. O modelo proposto nesse trabalho é multi-perÃodo, para o planejamento operacional quinzenal, com a definição do perÃodo que as atividades devem ocorrer, da equipe de inspetores multi-habilitados em atividades de inspeção, multi-origens e multi-destinos. A modelagem é feita no LINGO e em Julia com a utilização do pacote JuMP e dos solvers Gurobi e CPLEX. O Modelo 1 propõe uma reformulação de artigos da literatura e possui tempo de solução entre 2 e 25
vezes menor. O Modelo 2 leva em consideração aspectos não considerados até então no Modelo 1, além disso, dada a quantidade de variáveis de decisão, foi utilizada para resolução do modelo heurÃstica baseada na geração de colunas com programação dinâmica, proposta pelo autor, capaz de reduzir em até 95 porcento a quantidade de variáveis de decisão. A heurÃstica permitiu a obtenção de solução inteira em instâncias que não a obtiveram com o modelo completo.
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