Há quase dois anos, a pandemia da COVID-19 vem impactando o mundo em vários aspectos, sejam eles pessoais, sociais, polÃticos e econômicos. No que diz respeito aos negócios, foram necessárias mudanças que possibilitassem o distanciamento social e ao mesmo tempo a manutenção dos resultados financeiros e competitividade frente à s concorrentes. Assim, alterações logÃsticas e o fortalecimento do e-commerce ganharam significativa relevância, passando a serem medidas adotadas por grande parte das empresas. Diante desse contexto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de varejo brasileira do ramo alimentÃcio. O presente estudo buscou compreender como os processos logÃsticos das empresas varejistas
alimentÃcias foram impactados pela pandemia da COVID-19 e quais foram as ações tomadas para mitigação desses impactos, com foco no e-commerce, além de sugerir oportunidades de melhorias para o processo como um todo. Para fundamentar o presente estudo, foi realizada uma pesquisa com referências teóricas sobre logÃstica, e-commerce, omnichannel, previsão de demanda e cenário de crise. A empresa analisada apresentou rápidas respostas diante do cenário de lockdown e necessidade de distanciamento social, foram elas: fortalecimento e diversificação dos seus canais de venda, medidas protetivas para colaboradores e clientes, contratação de serviços de logÃstica terceirizados e adequação à s novas necessidades dos consumidores. Tais medidas possibilitaram que a empresa mantivesse a sua competitividade frente ao mercado.
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