A busca por fontes de energia mais limpas está se tornando uma tendência nos principais paÃses do mundo, que tentam reduzir os impactos ao meio ambiente. No Brasil, um combustÃvel com perspectivas de aumentar sua participação na matriz energética é o Gás Natural. Proveniente do petróleo, o combustÃvel representa uma alternativa com menos impacto ambiental e possui diversas aplicações na sociedade, justificando sua crescente importância no cenário nacional. Com a expansão do mercado e, consequentemente, aumento na demanda, torna-se necessário a compreensão da logÃstica por trás do transporte do Gás Natural, identificando os principais fatores que influenciam nesse processo. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo analisar as principais tecnologias de transporte de gás e compará-las a partir de critérios pré-estabelecidos, a fim de definir a escolha ideal em um cenário genérico. O foco do
trabalho foi nas tecnologias aplicáveis para o cenário onshore brasileiro. Assim, o transporte
por Gasoduto, Gás Natural Liquefeito e Gás Natural Comprimido foram definidos como os mais relevantes no cenário nacional e analisados nesta dissertação. Utilizando a literatura reunida, foram destacadas as principais caracterÃsticas do processo logÃstico dessas três tecnologias, abordando desde seu ponto de recebimento até o ponto de entrega. Posteriormente, foi elaborada uma análise focando em aspectos mais
especÃficos dessa cadeia, buscando comparar os diferentes tipos de transporte. Para realizar
essa comparação, definiu-se os fatores ambientais, financeiros e operacionais como os mais
relevantes para eleger a melhor tecnologia em um cenário genérico. Após destacar as caracterÃsticas de cada tecnologia nos aspectos escolhidos, foi realizada uma análise comparativa, com o intuito de classificar os tipos de transporte de acordo com sua performance. Como resultado dessas comparações, foram geradas três matrizes de decisão, uma para cada fator analisado. Com as matrizes de decisão de cada fator estudado, foi possÃvel reuni-las em uma matriz de decisão final, compilando os resultados obtidos. No cenário genérico utilizado, nenhum dos aspectos teria maior relevância que o outro, sendo aplicado o mesmo peso para os três. Com isso, o trabalho concluiu seu objetivo, utilizando as premissas estabelecidas e as informações coletadas para definir a melhor tecnologia de transporte de gás em um cenário genérico.
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