O avanço tecnológico mundial e as inovações que vêm surgindo, atualizando e melhorando diversos setores, junto as mudanças de hábito, proporcionaram um aumento do consumo nas últimas décadas, gerando uma larga expansão na produção e dependência cada vez maior de embalagens. O uso desenfreado das embalagens e seu descarte, exacerbado e inadequado, geram um grande volume de resÃduos sólidos, responsáveis por relevantes impactos ambientais no planeta. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a substituição de embalagens convencionais plásticas por outras alternativas de embalagens sustentáveis no setor alimentÃcio. A metodologia adotada abrange os mapeamentos do comportamento do público alvo; e das embalagens utilizadas para frutas e legumes em dois supermercados cariocas. Ainda, foi mapeado o perfil embalagens presentes nas compras de duas residências de classe média. Verificou-se, a predominância do uso de plásticos, papelão e isopor para envasar alimentos, sendo as opções mais baratas e atrativas para as empresas. Após, o levantamento de dados foram selecionadas três embalagens para frutas e legumes, de uso significativo nos supermercados avaliados: bandeja de isopor, copos de plástico e caixas plásticas. As categorias mapeadas representam 42 porcento do volume das embalagens de produção própria dos supermercados estudados. Dessa forma, através de uma planilha comparativa de custos, foi realizada a avaliação de uma possÃvel troca dos itens elencados por alternativas de embalagens mais sustentáveis, nas três categorias de embalagens abordadas nos supermercados entrevistados. O presente trabalho, constatou que mesmo com os desafios mercadológicos de alto custo de produção e necessidade de mais investimentos e pesquisas em novos materiais e novas tecnologias, já existe uma perspectiva de mudança nesse cenário, e que é viável, economicamente, a substituição em algumas categorias de embalagens, pelas de PLA (como no caso dos copos plásticos de 500ml). Além disso, existe a opção da compra compartilhada, que pode baratear esses custos dos produtos sustentáveis.
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