Com o crescimento da cultura cervejeira no paÃs, observa-se cada vez mais o nascimento de microcervejarias em busca de um espaço no mercado. A alta concorrência e as dificuldades do compartilhamento de uma fatia do mercado muito restrita as obriga a se reinventarem em suas operações. Frente a isso, o presente estudo tem como objetivo analisar espacialmente a cidade do Rio de Janeiro em busca de potenciais locais para a cervejaria artesanal Three Monkeys Beer ter um centro de distribuição na cidade, baseado na escolha de cinco diferentes critérios. Uma vez definidos pela empresa e ponderados pelo método AHP, com auxÃlio do software de geoprocessamento ArcGis, os critérios adotados são transformados em mapas para que, ao final, traduzam o panorama do municÃpio e retornem regiões com maior e menor potencial para receber o galpão logÃstico. Por mais que tenha havido desafios em relação à s etapas do trabalho, é possÃvel perceber que o método utilizado forneceu resultados pertinentes e coerentes com o objetivo traçado, como o destaque da zona oeste da cidade, a qual apresentou excelente pontuação final. Apesar da cervejaria já possuir um centro de distribuição atualmente, a perspectiva de crescimento nos próximos anos permite estudar possÃveis novos caminhos para um melhor planejamento e otimização das operações logÃsticas da empresa.
|