Parcerias entre universidades e empresas privadas são muito comuns. A academia detém conhecimento técnico e, mais do que isso, condição de continuar desenvolvendo esse conhecimento. Há professores pesquisadores, dedicados a áreas especÃficas, capazes de orientar alunos a continuar estudando e produzindo trabalhos acadêmicos, gerando artigos com o que há de mais novo no mundo da ciência. Este potencial de estudo profissional é o que chama a atenção da indústria, sempre interessada em tecnologia aplicada para otimizar seus processos, aumentando suas margens. É bastante comum que as empresas incentivem os grupos de pesquisa com recursos focados não somente em equipamentos e suprimentos, mas também em infraestrutura civil, contratação e capacitação de pessoal, enfim, tudo o possÃvel para que os laboratórios tenham o nÃvel de excelência que as empresas exigem nos seus processos internos. Esse nÃvel de profissionalismo, principalmente na parte de gestão, muitas vezes não faz parte da cultura das universidades, e é neste contexto que surge a oportunidade de estudo desenvolvida nesta tese. O LASURF é um laboratório de pesquisas patrocinado pela iniciativa privada, tendo formado seu grupo há menos de dois anos. Uma das necessidades em inÃcio de trabalho passava pela aquisição de praticamente tudo o que requer um grupo cientÃfico: material de escritório, informática, mobiliário, suprimento técnico especÃfico, além da importação de equipamentos, tudo em função da linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo. A experiência mostrou que a gestão de compras era um ponto de melhoria, sendo observada falta de padronização nos processos, além de não haver formalização dos dados gerados ao longo de cada compra. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo atual de gestão de compras do LASURF, propor um redesenho, além de uma proposta de automação do processo e a criação de um banco de dados que formalizaria os relacionamentos entre os controles de compra e o financeiro do laboratório.
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