De uma forma geral, o agronegócio brasileiro vem passando por uma evolução competitiva e sustentável, visando atender a demanda interna. Além disso, há também o desejo de conquistar e manter espaço nesse mercado interno e externo. Uma possÃvel estratégia para isto se dá a partir do fornecimento de produtos e de processos com padrões de qualidade exigidos pelo mercado, e com preços competitivos. Desta forma, as organizações estão buscando inovar em produtos, processos, na sustentabilidade e na manutenção dos seus planos de negócio, nos novos moldes de operações. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a inovação e suas contribuições em uma empresa brasileira importante do agronegócio, mais especificamente do setor de papel e celulose. Buscou-se na literatura o embasamento teórico para este trabalho abordando critérios, definições, tipos e estratégias de inovações, além de publicações a respeito do setor especÃfico do papel e celulose, cuja empresa analisada está inserida. A metodologia abordada para análise deu-se a partir de um estudo de caso único e os dados necessários foram coletados da base de dados da empresa e por meio de entrevistas semiestruturadas. As inovações proporcionaram um aumento da oferta de produtos e eficiência, além de melhorias nas operações, aumento do faturamento, reposicionamento estratégico, dentre outros.
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