A gestão de compras é o ramo de suprimentos responsável por adquirir todo material ou serviços necessários para o funcionamento da empresa. Parte essencial na estratégia de negócios, esse processo deve refletir as diretrizes estabelecidas pela sua diretoria, a fim de agregar valor à cadeia de suprimentos. Para cumprir o seu papel, deve se preocupar com o desenvolvimento de estratégias para um melhor aproveitamento dos ativos da empresa, bem como evitar gastos desnecessários com a aquisições, depreciação e estocagem além de trabalhar o desenvolvimento de fornecedores. No atual cenário de grande competição do mercado de mineração, a gestão de compras é considerada uma atividade crÃtica na estratégia de negócios, tendo como principais direcionadores a redução de custo e entrega de novas soluções. Devido ao seu papel central, suprimentos acaba tendo interface com a maior parte dos departamentos da empresa, tendo como objetivo atender demandas tanto de materiais como serviços de maneira assertiva, na quantidade correta, com entregas no prazo e condições comerciais vantajosas. Sendo assim, esta pesquisa critica a metodologia de compras de uma grande empresa do ramo minerador brasileiro, tendo sido realizados uma revisão bibliográfica, uma análise das normas de compras, entrevistas com funcionários da empresa e estudos de caso de processos de compras, a fim de sugerir melhores práticas e identificar pontos fortes do procedimento. A conclusão obtida é que o processo da mineradora é eficiente, entretanto foram encontradas falhas pontuais em algumas etapas, que tornam o processo mais lento.
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