O setor de transportes impulsiona o desenvolvimento de um paÃs, possibilitando a circulação de bens e pessoas entre pontos de origem e destino. O planejamento de transportes é essencial para o alcance da eficiência do setor e no Brasil, existe a PolÃtica Nacional de Transportes com esse objetivo. No entanto, ainda existem muitas dificuldades em atingir a eficiência com os transportes públicos no paÃs.
No Brasil e no Rio de Janeiro, durante os últimos 20 anos, o número de passageiros que viajam por ônibus diminuiu, mas o número de frotas aumentou, causando um excesso de ônibus em circulação. Assim, o custo do transporte aumenta com o maior número de frotas, o aumento do custo do óleo diesel e a diminuição da durabilidade das frotas.
Essa dissertação se propôs a mapear a situação atual e posteriormente, otimizar a taxa de utilização dos ônibus para alcançar o número ótimo de ônibus no percurso Gávea-Rio Sul. Com isso, melhoramos a eficiência do percurso, promovendo o bem-estar dos usuários.
Analisando o percurso Gávea-Rio Sul, foco dessa dissertação, foi possÃvel notar um grande número de linhas de ônibus percorrendo o mesmo caminho. Para o dimensionamento da frota ideal, foi realizado um estudo em campo para mapear as entradas e saÃdas de passageiros em cada ponto nos percursos de ida e volta e também entender a quantidade de ônibus e o intervalo entre saÃdas de cada frota. Concluindo, deve-se diminuir o número de ônibus nas frotas, possibilitando um redimensionamento nas linhas.
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