Segundo (Samanez, 2006), Muito mais pretensioso e complexo que um simples indicador de mercado ou de desempenho econômico é um método para avaliação do valor da empresa – Valuation. A pretensão está em trazer a valor atual eventos que ainda não aconteceram e, por isso, difÃceis de serem projetados e capturados. Mais difÃcil ainda é argumentar como se chegou a esse valor. É por isso que muitas vezes determinada empresa recebe valores tão distintos quando sua avaliação é feita por fontes independentes. Baseado nesse conceito de Valuation o trabalho abordará o desenvolvimento teórico da análise fundamentalista de ativos, com foco no setor de Shoppings Centers do Brasil.
Existem inúmeros métodos que tentam estabelecer uma formulação lógica capaz de medir o valor de uma empresa. No presente trabalho o método utilizado será o modelo de Fluxo de Caixa Descontado.
Serão abordados, incialmente, conceitos técnicos do setor e um breve histórico do mercado de Shoppings Centers e as principais empresas do ramo.
Em seguida serão contextualizados os procedimentos para a execução das análises fundamentalistas e os estudos necessários para a aplicação futura do método.
Por fim, será realizado o Valuation do Via Parque Shopping, um dos maiores Shoppings Centers do Rio de Janeiro.
|