Este trabalho objetiva discutir e especialmente quantificar a economicidade dos centros de distribuição. A metodologia deste estudo é composta por parcelas qualitativas e quantitativas, aplicadas ao caso da empresa de varejo Le Biscuit. As vantagens competitivas decorrentes da adoção de um centro de distribuição materializam-se na redução dos custos com estoques nas lojas, na redução do custo de transporte, na centralização dos controles, no aumento de espaço nobre disponÃvel nas lojas e na diminuição do manpower utilizado para recepção de mercadorias nas lojas. Os ganhos advindos dessas vantagens superam os custos necessários à operação de um centro de distribuição de maneira significativa. Neste contexto de enorme economicidade, os centros de distribuição tornam-se um grande fator de diferenciação competitiva e cada vez mais vão se tornando comuns entre as grandes redes de varejo. A implantação de CD’s pode ser comparada a um Ovo de Colombo, já que depois de implantado por uma empresa, os centros de distribuição passaram a ser adotados por diversas outras. Uma alternativa que antes parecia custosa e de difÃcil implantação, hoje mostra-se como uma das principais soluções para que uma empresa possa reduzir custos e simultaneamente aumentar seu nÃvel de serviço ao cliente.
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