Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD

Título
[en] REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS

Autor
[pt] VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO

Vocabulário
[pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL

Vocabulário
[pt] ANTI-SERRILHAMENTO

Vocabulário
[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS

Vocabulário
[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS

Vocabulário
[en] REAL TIME RENDERING

Vocabulário
[en] ANTI-ALIASING

Vocabulário
[en] SHADOW MAPPING

Vocabulário
[en] SHADOW ALGORITHMS

Resumo
[pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional.

Resumo
[en] Shadow mapping is a widely used rendering technique for shadow generation on arbitrary surfaces. However, because of the limited resolution available for sampling the scene, the algorithm presents two difficult problems to be solved: the incorrect self-shadowing of objects and the jagged appearance of shadow borders, also known as aliasing. Generating shadows for CAD (Computer-Aided Design) models presents additional challenges, due to the existence of many thin complex-silhouette objects and the high depth complexity. In this work, we present a detailed analysis of self-shadowing and aliasing by reviewing and building on works from different authors. We also propose some impromevents to existing algorithms: sample alignment without vertex shaders, a generalized parameter for the LiSPSM (Light-Space Perspective Shadow Map) algorithm, and an adaptive z- partitioning scheme. Finally, we investigate the effectiveness of different algorithms when applied to CAD models, considering ease of implementation, visual quality and computational efficiency.

Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO

Banca
MARCELO GATTASS

Banca
MARCELO DE ANDRADE DREUX

Banca
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO

Banca
WALDEMAR CELES FILHO

Catalogação
2007-05-21

Apresentação
2007-04-02

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950


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