Título
[pt] GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD
Título
[en] REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS
Autor
[pt] VITOR BARATA RIBEIRO BLANCO BARROSO
Vocabulário
[pt] RENDERIZACAO EM TEMPO REAL
Vocabulário
[pt] ANTI-SERRILHAMENTO
Vocabulário
[pt] MAPEAMENTO DE SOMBRAS
Vocabulário
[pt] ALGORITMOS DE SOMBRAS
Vocabulário
[en] REAL TIME RENDERING
Vocabulário
[en] ANTI-ALIASING
Vocabulário
[en] SHADOW MAPPING
Vocabulário
[en] SHADOW ALGORITHMS
Resumo
[pt] O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização
amplamente
utilizada para a geração de sombras de superfícies
arbitrárias em tempo real. No
entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois
problemas de difícil
resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência
serrilhada das
bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de
modelos CAD
(Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores,
devido à existência
de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado
grau de complexidade
em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise
detalhada dos problemas
de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando
trabalhos de
diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas
para melhoria de
algoritmos existentes: o alinhamento de amostras
independente de programas de
vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light-
Space Perspective
Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em
profundidade.
Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes
algoritmos quando aplicados
a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade
de implementação,
qualidade visual e eficiência computacional.
Resumo
[en] Shadow mapping is a widely used rendering technique for
shadow
generation on arbitrary surfaces. However, because of the
limited resolution
available for sampling the scene, the algorithm presents
two difficult problems
to be solved: the incorrect self-shadowing of objects and
the jagged appearance
of shadow borders, also known as aliasing. Generating
shadows for CAD
(Computer-Aided Design) models presents additional
challenges, due to the
existence of many thin complex-silhouette objects and the
high depth
complexity. In this work, we present a detailed analysis
of self-shadowing and
aliasing by reviewing and building on works from different
authors. We also
propose some impromevents to existing algorithms: sample
alignment without
vertex shaders, a generalized parameter for the LiSPSM
(Light-Space
Perspective Shadow Map) algorithm, and an adaptive z-
partitioning scheme.
Finally, we investigate the effectiveness of different
algorithms when applied to
CAD models, considering ease of implementation, visual
quality and
computational efficiency.
Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
MARCELO GATTASS
Banca
MARCELO DE ANDRADE DREUX
Banca
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Catalogação
2007-05-21
Apresentação
2007-04-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9950@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9950
Arquivos do conteúdo
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