Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA

Título
[en] WINE CONSUMPTION HABITS: A RESEARCH ABOUT OCCASIONS, PLACES, MOTIVATIONS AND FREQUENCY

Autor
[pt] MARCIO PEZZELLA FERREIRA

Vocabulário
[pt] VINHO

Vocabulário
[pt] GRUPOS DE FOCO

Vocabulário
[pt] HABITOS DE CONSUMO

Vocabulário
[en] WINE

Vocabulário
[en] FOCUS GROUP

Vocabulário
[en] CONSUMPTION HABITS

Resumo
[pt] O Brasil é hoje um mercado potencial para os vinhos da América Latina. Ao contrário de tradicionais produtores como França, Itália, Argentina e Chile, onde a tendência de consumo da bebida é de queda, no Brasil há significativo potencial de crescimento. O consumo anual per capita de vinho no Brasil é de aproximadamente 2 litros per capta ao ano, enquanto em outros países da Europa esse consumo pode alcançar a casa das dezenas de litros. Este trabalho tem como objetivo explorar os fatores motivadores e/ou inibidores do consumo do vinho no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Tem como base a experiência do consumo nas ocasiões em que o pesquisado pode exercer seu poder de escolha na compra dos vinhos a serem consumidos. Essa abordagem visa identificar e compreender hábitos capazes de influenciar na escolha e consumo de vinhos, procurando identificar ocasiões, locais, motivações e freqüência de seu consumo. A pesquisa visa também conhecer associações feitas com o vinho, conhecendo as principais variáveis que influenciam no seu consumo, identificando ainda locais habituais de compra e fontes de informação relacionadas a esta bebida.

Resumo
[en] Nowadays Brazil is a potential market to Latin American wines. Different from traditional producers like France, Italy, Argentina and Chile, where the wine consumption is decreasing, in Brazil exists a significant potential of growth. The annual Brazilian wine consumption per capita is approximately 2 liters. In some European countries this consumption can be up to thirty times higher. The objective of this work is to explore the factors that can motivate or inhibit the wine consumption in Brazil, especially in Rio de Janeiro. It is based on occasions that the consumer can chose the wine that will be tasted. This approach intends to identify and better understand the habits that can influence the wine selection, trying to map consumption occasions, places, motivations and frequency. This research also intends to better understand mental links about wine and identify common purchasing places and information sources used by consumers.

Orientador(es)
HELENE BERTRAND

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
AGRICOLA DE SOUZA BETHLEM

Catalogação
2007-05-09

Apresentação
2006-11-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF