Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Título
[en] STRATEGIC POSITIONING OF POWER DISTRIBUTION COMPANIES IN BRAZIL

Autor
[pt] BRENO PIETRACCI

Vocabulário
[pt] ENERGIA ELETRICA

Vocabulário
[pt] MICHEL PORTER

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS GENERICAS

Vocabulário
[en] ELECTRIC ENERGY

Vocabulário
[en] MICHEL PORTER

Vocabulário
[en] GENERIC STRATEGICS

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é compreender a dinâmica competitiva no setor elétrico brasileiro, especificamente no segmento de distribuição de energia elétrica. Buscaremos compreender como as empresas se posicionaram em seu ambiente competitivo, por meio da identificação de suas estratégias genéricas realizadas, e inferir quais destas estratégias apresentaram melhor desempenho. Esta análise foi feita tendo como base a tipologia de estratégias genéricas de Michael Porter, formando 5 grupos estratégicos. Para isto, selecionamos uma amostra de 45 distribuidoras de energia elétrica, das quais foram analisados detalhadamente, utilizando ferramentas de análise multivariada, o posicionamento estratégico e o desempenho no período de 2002 a 2004. Concluímos que a estratégia genérica de diferenciação é a que apresentou o melhor desempenho e confirmamos a hipótese de Porter que as empresas stuck in the middle apresentam o pior desempenho.

Resumo
[en] The aim of this research is to understand the competitive dynamics on the Brazilian power sector, focusing on the distribution segment. We will try to understand how distribution companies have positioned themselves on their competitive environment, by the identification of their generic strategies and analyzing which of these strategies yielded a better performance. This study was carried out utilizing Michael Porter´s generic strategies typology, used to form five strategic groups. Our sample consists of 45 power distribution companies, which we thoroughly analyzed their strategic positioning and perfomance for the years 2002 to 2004, using multivariate analysis tools. We have concluded that the generic strategy of differentiation is the one that yielded the best performance and confirmed Porter hypothesis that firms that are stuck in the middle have the worst performance.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA DA ROCHA

Catalogação
2007-05-07

Apresentação
2007-02-12

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9861@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9861@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9861


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