Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] LEITURA: UMA CATEGORIA HÍBRIDA? PISTAS DO DISCURSO DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR E PÚBLICA

Título
[en] READING AND BELIEFS: HOW DO TEACHERS UNDERSTAND THE READING PROCESS? ANSWERS FROM A SOCIOCOGNITIVE PERSPECTIVE

Autor
[pt] MARCIA OLIVEIRA MACIEL LOPES

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] CRENCA

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO

Vocabulário
[en] READING

Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE

Vocabulário
[en] BELIEF

Vocabulário
[en] LITERACY

Resumo
[pt] Pesquisas na área educacional (Kleiman, 2004; Nunes, 1997; Amorim, 1997; Soares, 1998; INAF, 2005; IBGE, 2003; Collelo, 2003; Scholze, 2004; Rojo, 2005; Morais, 2005) apontam que os alunos brasileiros, de modo geral, possuem baixo grau de proficiência em leitura. As pesquisas sobre leitura/letramento giram em torno da performance do aluno, do próprio texto ou da escola sem buscar compreender as crenças dos sujeitos do processo de ensinoaprendizagem. Como cabe principalmente à escola promover a alfabetização e o letramento, desenvolvemos um estudo interdisciplinar na área de Lingüística Aplicada, inspirado por conceitos sociointeracionistas e sociocognitivos, que buscou nas colocações lexicais informação para identificar os Modelos Cognitivos Idealizados (MCIs - Lakoff, 1987) projetados discursivamente pelos professores a partir dos dados advindos das entrevistas, dos protocolos falados e dos questionários acerca do que é leitura. Esse procedimento nos permitiu discutir como esses MCIs podem influenciar a prática pedagógica e que relação possuem com a autonomia, a colaboração e o processo de inclusão social, tal como preconizado pelos PCNs.

Resumo
[en] Studies in the educational field (Kleiman, 2004; Nunes, 1997; Amorim, 1997; Soares, 1998; INAF, 2005; IBGE, 2003; Collelo, 2003; Scholze, 2004; Rojo, 2005, Morais, 2005) indicate that Brazilian students have, by and large, a low level of proficiency in reading. Research concerned about reading/literacy tends to focus on the readers´ performance, on the text itself or on the role of school without paying attention to the beliefs of those who are involved in the teaching-learning process. As it falls to school to promote literacy as decoding and literacy functionally interpreted as the capacity to use language in multiple contexts, we developed an interdisciplinary study in the area of Applied Linguistics based on sociointeractive and sociocognitive principles that allowed us to seek in collocations information to identify Idealized Cognitive Models (ICMs - Lakoff, 1987) discursively projected by the teachers about the nature of the reading process. The use of questionnaires, verbal protocols and interviews made possible the discussion about how the teachers´ ICMs may influence their pedagogical practice as well as what the relationship they may have with autonomy, collaboration and social inclusion, as advocated by the PCNs.

Orientador(es)
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
MYRIAM BRITO CORREA NUNES

Catalogação
2007-04-11

Apresentação
2006-09-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9775@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9775@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9775


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTUTO 9 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF