Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CLOSE UP, NO ONE IS ABNORMAL: THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF IDENTITIES OF PEOPLE WITH DEFICIENCY IN EXTENDED EDUCATIONAL TRAJECTORIES

Título
[pt] DE PERTO, NINGUÉM É ANORMAL: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES, EM NARRATIVAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES LONGAS, DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autor
[pt] PATRICIA MONTEIRO LACERDA

Vocabulário
[pt] POSICIONAMENTO

Vocabulário
[pt] DEFICIENCIA

Vocabulário
[pt] TRAJETORIA ESCOLAR

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] DISABILITY

Vocabulário
[en] SCHOOL TRAJECTORY

Vocabulário
[en] POSITIONING

Resumo
[pt] Esta tese apresenta perfis de configuração identitária, a partir de narrativas de trajetória escolar - da educação infantil à universidade - de sete pessoas com diferentes lesões congênitas (cegueira, baixa visão, paralisia cerebral e mielomelingocele). Alinhada a uma concepção socioconstrutivista da linguagem, articula a análise dos posicionamentos acionados nas entrevistas às posições de sujeito disponibilizadas pelos discursos pedagógicos e pelos movimentos sociais, para as pessoas que não se encaixam no que foi historicamente estabelecido como corpo normal. Essa perspectiva é inspirada nos Disability Studies, nos trabalhos de Michel Foucault e na sociolingüística que fornecem instrumentos para captar os efeitos contextuais de quem diz o quê para quem, observando como as pessoas incorporam, recusam, ignoram ou resistem às interpretações hegemônicas de normalidade e diferença, em nossa sociedade, hoje. Uma das contribuições do estudo é demonstrar que no movimento identitário a presença de atributos físicosensoriais diferenciados do padrão não posiciona, necessariamente, os indivíduos como pessoas com deficiência. As pistas de que o discurso da integração individual, através da auto-superação com apoio da família, ainda prevalece sobre as formações discursivas da inclusão e da diferença, nos põe a pensar sobre as condições de possibilidade de emergência, no Brasil, de discursos contrahegemônicos que possam deslocar as diferenças físico-sensoriais- cognitivas do lugar de anormalidade.

Resumo
[en] This work presents the profiles of identity configuration, of seven people with different congenital impairments (blindness, low vision, cerebral palsy and mielomelingocele), constructed from the narratives of their educational trajectory - from infants education to university. Grounded in a soioconstructivist conception of language, it develops an analysis of their positionings, in interviews, within the subject positions made available by pedagogical discourses and social movements, for people who do not fit into what has been established as a normal body. This perspective is inspired by Disability Studies, the work of Michel Foucault and sociolinguistics, which provide the instruments for capturing the contextual effects of who says what to whom, observing how people incorporate, refuse, ignore or resist the hegemonic interpretations of normality and difference, in our society today. One contribution of the study is to show that in the construction of identity the presence of physical- sensory attributes different from the standard does not, necessarily, position individuals as people with disability. The analysis suggests that the discourse of individual integration, through one s own efforts together with family support, still prevails over the discursive formations of inclusion and difference. This leads us to reflect on the conditions of possibility, in Brazil, of the emergence of contra-hegemonic discourses that can have the effect of dislocating physical-sensory-cognitive differences from the place of abnormality.

Orientador(es)
RALPH INGS BANNELL

Banca
RALPH INGS BANNELL

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ZAIA BRANDAO

Banca
BRANCA FALABELLA FABRICIO

Banca
ALFREDO JOSE DA VEIGA NETO

Catalogação
2007-03-08

Apresentação
2006-09-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9611@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9611@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9611


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF