Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] IMPLICATIONS OF STRATEGIC NETWORKS: STUDY OF CASE OF AGREGA INTELIGÊNCIA EM COMPRAS COMPANY - A JOINT-VENTURE OF SOUZA CRUZ AND AMBEV

Título
[pt] IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS REDES DE RELACIONAMENTOS: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA AGREGA INTELIGÊNCIA EM COMPRAS - JOINT VENTURE ENTRE AS EMPRESAS SOUZA CRUZ E AMBEV

Autor
[pt] ELAINE TURRA DE AQUINO SILVESTRE

Vocabulário
[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS

Vocabulário
[pt] GESTAO FINANCEIRA

Vocabulário
[pt] COMUNIDADE VIRTUAL

Vocabulário
[en] STRATEGICAL ALLIANCES

Vocabulário
[en] FINANCIAL MANAGEMENT

Vocabulário
[en] VIRTUAL COMMUNITY

Resumo
[pt] Cresce a cada dia o número de empresas no Brasil e no mundo que vêm se constituindo em redes, ou seja, se estruturando através de alianças múltiplas e de diferentes tipos. Nesse cenário, duas grandes empresas brasileiras - a Souza Cruz e a Ambev - líderes em seus segmentos, estabeleceram uma aliança criando uma nova empresa, o portal Agrega Inteligência em Compras, cujo objetivo primordial é a gestão de compras de materiais indiretos e de serviços para ambas, assim como para as empresas cliente. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento do portal Agrega, suas contribuições e implicações estratégicas sobre o desempenho e desdobramentos em termos competitivos, de modo a contribuir para outros estudos sobre gestão de empresas inseridas neste tipo de aliança. A metodologia utilizada é o estudo de caso com triangulação de métodos; os dados foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e levantamento de percepções, com auxílio de questionário predominantemente estruturado e entrevistas complementares. O tratamento do material associou métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e a análise dos dados basearam-se no referencial teórico, com auxílio dos modelos integrativos de Macedo-Soares, em suas versões tradicional e relacional. Os resultados evidenciaram que a análise na ótica relacional, que leva em conta as implicações estratégicas das alianças, agrega valor à análise tradicional, contribuindo com novos insights para a tomada de decisão estratégica pelas empresas. O estudo propõe ainda um fluxograma de avaliação para empresas que procuram alavancar seus ganhos a partir das alianças do tipo joint-venture.

Resumo
[en] The number of companies in Brazil and in the world is growing made up of networks or, in another word, structuring themselves through multiple alliances and different company structures. With this in mind, two large Brazilian companies SC and Ambev, leaders in their fields established an alliance creating a new company, Agrega Inteligência em Compras, whose primary aim is the management of indirect purchases of materials and services for both, as well as for the client companies. The present research is how to analyse the working of Agrega, its contribution and strategic implications on the performance and the impact in competitor terms to help contribute to other studies about the administration of companies aligned with this type of alliance. The methodology used is the case study methods using triangulation; the data is collected by means of documetal investigation considering the outcome with the help of a predominantly structured questionnaire and follow up interviews. The material is used to associate quantitative and qualitative methods. The interpretation and data analyses are based on theoretical methods using Macedo Soares integrative models in its traditional and relational versions. The results show that the analysis of the relational model take into consideration the strategic implications of the alliances evaluating the traditional analyses contributing with new insights in the decision making strategy of companies. The study further proposes a fluxogram evaluation for companies looking to increase their gains through alliances of this joint venture type.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Catalogação
2007-02-22

Apresentação
2006-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9548@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9548@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9548


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