Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AUTONOMIA E RECIPROCIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Título
[en] AUTONOMY AND RECIPROCITY IN THE DEVELOPMENT OF THE IDENTITY: A FOCUS ON THE NON FORMAL EDUCATION

Autor
[pt] DENISE FAITH BROWN

Vocabulário
[pt] AUTONOMIA

Vocabulário
[pt] CAMPO DE POSSIBILIDADES

Vocabulário
[pt] POTENCIAL DE METAMORFOSE

Vocabulário
[pt] RECIPROCIDADE

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] FIELD OF POSSIBILITIES

Vocabulário
[en] POTENTIAL OF METAMORPHOSIS

Vocabulário
[en] RECIPROCITY

Vocabulário
[en] AUTONOMY

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela instituicão Se Essa Rua Fosse Minha em relacão as identidades culturais. Dentro desta organização, o foco principal recaiu sobre o projeto Dando Bola para a Vida. Este projeto tem como finalidade o trabalho de arte-educação, utilizando a metodologia do Circo Social, com as crianças e jovens do complexo do Cerro-Corá, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Foram analisadas duas categorias principais que surgiram da própria lógica do universo estudado: autonomia e reciprocidade. A partir destas categorias a relação dialética entre individuo e seu meio social se estabelece contribuindo para o desenvolvimento da identidade, do potencial de metamorfose e do alargamento do campo de possibilidades.

Resumo
[en] The objective of this research is to understand the work developed by the institution Se Essa Rua Fosse Minha in relation to cultural identities. Within this organization the main focus was based on the project Dando Bola para a Vida. This project works with the children from the community of Cerro-Corá, which is located in the South part of Rio de Janeiro. It uses an art-education perspective and applies the Social Circus method. Two categories, which arose from the focus group itself, were used: autonomy and reciprocity. Supported by these categories, the dialectics between individual and one´s social surroundings is established and contributes to the development of the identity, of the potential of metamorphoses and of the broadening of the field of possibilities.

Orientador(es)
TANIA DAUSTER

Banca
TANIA DAUSTER

Banca
PEDRO BENJAMIN CARVALHO SILVA

Banca
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA

Catalogação
2006-10-20

Apresentação
2006-04-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9173@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9173@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9173


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF